Centro de Estudos em Psicologia

Pesquisa:

Textos

As virtudes da realidade virtual

O medo exagerado ou fobia é um dos problemas comportamentais mais frequentes. São relatados casos de fobia em relação a diferentes objetos ou situações, como lugares altos, fechados ou o medo de voar de avião. 

Estudos sobre a eficácia dos tratamentos disponíveis para as fobias evidenciam que o tratamento medicamentoso não é tão eficaz como o é para outros transtornos mentais. O tratamento mais promissor parece ser aquele proposto pelas terapias comportamentais. A técnica comportamental mais empregada e com melhores resultados é a Técnica de Exposição ao Estímulo Fóbico com Prevenção de Respostas de Fuga/Esquiva. Ela consiste na programação de etapas de aproximação do cliente ao evento temido, de forma controlada, para que o mesmo possa ir gradativamente se habituando e constatando que seu medo é exagerado. 

Uma dificuldade adicional para o tratamento comportamental das fobias ocorre quando o objeto ou situação temida é de difícil acesso, como o medo de viajar de avião ou de animais. Nesses casos, a Realidade Virtual (RV) tem se transformado em uma excelente opção terapêutica. Ela permite que, através de um óculos 3D, o cliente possa ter uma sensação de imersão em um ambiente virtual, tendo a sensação de estar vivenciando, de fato, a situação que lhe causa medo, mas com a segurança de saber que não corre riscos. Isso se reflete em uma ótima aceitabilidade do cliente para com a técnica, o que nem sempre ocorre com a exposição direta ao ambiente temido.

A terapia comportamental com RV também pode se tornar uma etapa prévia da exposição completa, para os clientes que ainda não se sentem preparados para enfrentar uma situação real. Sentindo emoções, reagindo e pensando como em uma situação real, o paciente experimenta uma crescente capacidade de enfrentar seus medos.

A terapia comportamental com RV é uma tecnologia de última geração que está chegando agora ao Brasil. A plataforma de realidade virtual VirtualRet está disponível para o tratamento de fobias no CEMP – Centro de Estudos em Psicologia (ww.cemp.com.br), que também é o Revendedor Autorizado da VirtualRet para comercialização desse equipamento no Brasil.

Faça-nos uma visita ou entre em contato para saber mais sobre o VirtualRet.

Comentários


Voltar Home