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Psicoterapia Cognitivo-comportamental para o Transtorno de Estresse Agudo: Uma Revisão Sistemática

A proposição do Transtorno de Estresse Agudo (TEA) foi uma inovação diagnóstica introduzida no DSM-IV, visando ao reconhecimento do caráter patológico das reações de curto prazo que sucedem à exposição a um evento estressor traumático, bem como a possibilidade de verificar o valor preditivo desta condição para o desenvolvimento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) (McNally, 2003). Um dos principais benefícios do diagnóstico precoce nos quadros pós-traumáticos é a possibilidade de adoção  e intervenções que busquem não apenas minimizar o sofrimento atual, mas ainda prevenir o estabelecimento de TEPT. Atualmente, há evidências indicativas de que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é eficaz neste sentido (Bryant et al., 2011). Entretanto, os estudos ainda divergem sobre os procedimentos e especificidades do tratamento do TEA (Forbes et al., 2007). Assim, o objetivo deste trabalho é revisar as técnicas cognitivo-comportamentais quanto à sua eficácia na intervenção no TEA.

 

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