Centro de Estudos em Psicologia

Pesquisa:

Textos

O que é Biofeedback?

O que é Biofeedback? Como funciona? Como ele é usado?

 

O termo biofeedback foi criado em 1969 e se refere a qualquer técnica que se utilize de instrumentos para prover um indivíduo com imediata e contínua informação a respeito da atividade de suas funções fisiológicas. O termo "treinamento em biofeedback" entrou em uso quando o biofeedback demonstrou ser uma ferramenta útil no ensino e aprendizado de processos de auto-regulação que envolve treinamento. Gradualmente o treinamento em biofeedback desenvolveu-se em um poderoso procedimento terapêutico e, quando incorporado a um ambiente clínico, o termo terapia de biofeedback é freqüentemente usado.

Em ambientes educacionais e empresariais, o treinamento em biofeedback é uma ferramenta para o desenvolvimento de relaxamento profundo e gerenciamento do stress, processos que são importantes na prevenção das doenças relacionadas ao stress. Em ambientes clínicos esses e outros processos de auto-regulação adquiridos através do treinamento em biofeedback podem ser usados para reduzir ou eliminar sintomas de desordens orgânicas ou relacionadas ao stress, para recuperar funções musculares e reduzir a dor resultante de um ferimento ou doença. Na clínica, o treinamento em biofeedback pode ser a modalidade terapêutica principal ou pode ser usado com outras intervenções terapêuticas tais como, aconselhamento de estilo de vida, treinamento em dessensibilização, reestruturação cognitiva ou psicoterapia. Em todas as aplicações a meta do treinamento em biofeedback é a auto-regulação. Aprendendo como controlar tanto os processos físicos quanto mentais, o organismo é levado a um funcionamento melhor e mais saudável.

 

Procedimentos e Processos

O treinamento em biofeedback começa com um instrumento sensível destinado à medir um processo fisiológico específico, por exemplo, a atividade elétrica do sistema músculo-esquelético. O instrumento de biofeedback é conectado ao músculo com sensores colocados sobre a pele; ele amplifica a resposta fisiológica e a converte em informações significativas, usualmente um som ou sinal visual que é mostrado para a pessoa. A pessoa usa a informação como um guia enquanto pratica uma variedade de procedimentos para reduzir a tensão muscular. Um instrumento de biofeedback é como um espelho especial que provê informações sobre processos internos do organismo dos quais a pessoa pode não estar ciente ou achar difícil regular.

Tipicamente, processos de respiração profunda, relaxamento e visualização são usados com o retorno da informação, apesar de procedimentos específicos de treinamento variarem de acordo com o propósito do treinamento ou terapia. 

Aprender a mudar funções fisiológicas é uma meta, e como em todas as metas, prática e conhecimentos são essenciais.

A auto-regulação dos processos corporais é possível porque a mente e o corpo interagem. Para entender o quanto é poderosa a conexão da mente com o corpo imagine o que acontece dentro do seu corpo quando você se depara com uma serpente negra. A primeira resposta da preparação corporal é uma liberação de adrenalina e outras reações que preparam o seu corpo para a luta ou fuga; então você descobre que a serpente, era somente uma mangueira de jardim! Ou lembre-se do que acontece à mente e ao corpo quando você está apressado para um encontro importante e fica preso em um engarrafamento de trânsito que não anda. A mente percebe o estressor e o corpo responde.

Processos cerebrais bem conhecidos governam a resposta fisiológica para atividades mentais tais como o stress. Quando o stress se mantém, sintomas fisiológicos podem se desenvolver. Através do relaxamento e gerenciamento de stress, contudo outros processos cerebrais são acessados com a redução na reação de stress e habilitam o corpo para a recuperação. Porque mente e corpo interagem, podemos guiar o corpo em direção à saúde quando stress, doenças ou ferimentos tenham bloqueado a tendência corporal natural para permanecer saudável. Instrumentos de biofeedback são importantes enquanto se aprende auto-regulação porque, como o reflexo de um espelho, a retroalimentação do instrumento ajudará o cliente a ganhar controle de processos mentais e psicofisiológicos que maximizam o funcionamento ótimo do organismo. A instrumentação de biofeedback não será mais necessária quando as habilidades de auto-regulação forem dominadas, como o espelho em um estúdio de dança que não mais é necessário quando o dançarino dominou suas técnicas.

Os elementos chaves no treinamento em biofeedback que fazem a auto-regulação possível são a interação mente/corpo, o retorno de informações, aumento da conscientização e a prática. Em muitas aplicações a habilidade de relaxamento profundo é também essencial, porque o relaxamento promove saúde e ajuda no tratamento e prevenção de muitos distúrbios. Em outras aplicações, tais como a recuperação da função muscular depois de ferimentos, a ferramenta primordial é feedback, com um terapeuta funcionando como um treinador, e ensinando técnicas para uma melhoria de performance. O aparentemente simples processo de feedback facilita a aprendizagem e aquisição de técnicas de auto-regulação que se tornam hábitos de vida.

 

 

Instrumentos de Biofeedback e suas Aplicações

Instrumentos de biofeedback são altamente sensíveis e monitoram processos fisiológicos. Sinais fisiológicos vindos do corpo são amplificados por instrumentos de feedback e convertidos em informação útil. O instrumento de biofeedback poderá ter um medidor, luzes, tela de computador ou tom sonoro, os quais apresentarão essa informação para o cliente.

 

 

Feedback de Tensão Muscular

A eletromiografia (EMG) mensura a atividade elétrica dos músculos esqueléticos, monitorando com sensores localizados na pele, sobre músculos apropriados. Feedback de EMG é usado para treinamento de relaxamento geral e é a modalidade primária para tratamento da cefaléia de tensão, bruxismo e problemas da articulação têmporo-mandibular, dor crônica, espasmo muscular, paralisia parcial ou outras disfunções musculares devidas a ferimentos, contusões ou distúrbios congênitos. Reabilitação física através da reeducação neuromuscular é uma importante aplicação do feedback eletromiográfico.

 

Feedback Termal (fluxo sanguíneo) 

Instrumentos de feedback termal mensuram o fluxo sangüíneo na pele. Quando os pequenos vasos na pele se dilatam, o fluxo sangüíneo e a temperatura aumentam, e quando esses vasos se contraem, o fluxo sanguíneo e a temperatura diminuem. Os vasos nos dedos são particularmente sensíveis ao stress (vasoconstrição) e relaxamento (vasodilatação). Desta maneira o feedback de temperatura dos dedos é uma ferramenta útil em treinamento de relaxamento. Feedback de fluxo sanguíneo é também usado no tratamento dos distúrbios vasculares específicos, incluindo enxaqueca, doença de Raynaud, hipertensão essencial , complicações vasculares de outras doenças como a Diabetes.

 

Feedback de reação eletrodérmica 

Os instrumentos de feedback de reação eletrodérmica (RED) mensuram a condutividade da pele dos dedos e palmas das mãos. O RED é altamente sensível às emoções em algumas pessoas. Feedback RED tem sido usado no tratamento da sudorese excessiva (hyperhydrosis) e condições dermatológicas relacionadas, e para relaxamento e treinamento em dessensibilização. 

 

Feedback de Onda Cerebral

O eletroencefalógrafo (EEG) monitora atividade das ondas cerebrais a partir de sensores colocados no couro-cabeludo. Técnicas de Biofeedback de EEG (também conhecido como Neurofeedback) são utilizadas no tratamento da epilepsia, distúrbio de déficit de atenção em crianças (ADD), alcoolismo, dependência química e outros distúrbios devidos à drogadicção, traumatismo craniano, desordens de sono e insônia, depressão e distúrbio do Pânico. 

 

Aplicações Especiais

Instrumentos especializados de biofeedback têm sido desenvolvidos para facilitar a auto-regulação em uma variedade de distúrbios orgânicos relacionados ao stress, tais como arritmias cardíacas, incontinência fecal e urinária, incluindo enurese noturna, problemas respiratórios e Síndrome do intestino irritável. 

A terapia de biofeedback envolve também novas aplicações e procedimentos de treinamento que são desenvolvidos através da pesquisa e da prática clínica. 

Entre as técnicas de auto-regulação, o biofeedback é ímpar, porque a instrumentação provê informações instantâneas que não estão acessíveis normalmente ao paciente, e simultaneamente verifica o sucesso dos procedimentos usados para auto-regulação.

Crianças e adultos que participam do treinamento em biofeedback e terapia freqüentemente adquirem redução significativa dos sintomas e se tornam aptos a reduzir ou eliminar medicamentos enquanto vivenciam uma sensação renovada de bem estar físico e mental. 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

Quem é o terapeuta de biofeedback?

Terapeutas de biofeedback são profissionais de saúde que usam o treinamento de biofeedback em seu trabalho. Muitos psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiras e fisioterapeutas têm sido treinados no uso clínico do biofeedback. Profissionais de saúde que não possuam diploma de curso superior podem ser treinados e trabalhar sob a supervisão de um profissional licenciado. 

Como profissionais de outras áreas, os terapeutas de biofeedback têm estilos terapêuticos diferentes e experiências diferentes, embora todos tenham o conhecimento básico da psicofisiologia do stress e da interação mente/corpo, formação de sintomas e aplicações do treinamento de biofeedback. Adicionalmente, os terapeutas deverão conhecer uma variedade de técnicas e procedimentos que facilitem o tratamento.

 

Quanto tempo durará o tratamento e quanto irá custar?

A duração da terapia de biofeedback depende do tipo e da severidade dos sintomas a serem tratados, e da motivação do paciente. Alguns distúrbios são tratados rapidamente, em 8 a 10 sessões. Sintomas severos ou de longa duração podem requerer uma terapia mais longa. Como o relaxamento e o gerenciamento do stress são processos aprendidos, eles são praticados com contínua melhoria, e o tratamento pode terminar antes que os sintomas sejam completamente gerenciáveis ou eliminados. Sessões de acompanhamento podem ser recomendadas para assegurar que os processos de auto-regulação e de redução dos sintomas serão mantidos.

O custo da terapia de biofeedback varia de acordo com a clínica e o terapeuta e é comparável a outros serviços profissionais, tais como a psicoterapia.

 

Eu continuarei a ver meu médico?

Quando uma condição médica está sendo tratada, você continuará o tratamento. Com a sua permissão, o terapeuta de biofeedback irá consultar o seu médico a respeito de seu diagnóstico e progresso. Se você veio por conta própria e não existem prontuários, o terapeuta poderá requerer que você realize exames médicos antes de começar o treinamento de biofeedback para se assegurar da correção do diagnóstico e do tratamento.

 
Fonte: Texto original distribuído pela AAPB

Comentários


Voltar Home