Centro de Estudos em Psicologia

Pesquisa:

Notícias

Fobia e Realidade Virtual

25/04/2013

Segundo a Universidade de Medicina Emory de Atlanta, nos EUA, a utilização da realidade virtual no tratamento de fobias acelera o processo convencional.

Psicólogos explicam que aos poucos o paciente é exposto a situações virtuais que aproximam-se de seus medos e fobias de forma gradativa, mas com mais controle de outras variáveis.

Uma pesquisa conduzida pela psicóloga Samantha Smith, do Hospital do Exército Walter Reed em Washington, EUA, dividiu um grupo de 45 pacientes que têm medo de voar de avião, em três subgrupos.

O primeiro recebeu o tratamento convencional, que passa pelo acompanhamento do terapeuta durante vôos que são necessários fazer. Já o segundo grupo "viajava" em um avião virtual. E o terceiro, não recebia tratamento.

O resultado foi que pessoas tratadas com realidade virtual se sentiram menos ansiosas, e como forma de testar realmente este relato, a pesquisadora Smith propôs pagar uma passagem de ida e volta para Houston de avião, doze pacientes que trataram-se de forma virtual aceitaram o convite, o que sugere a eficaz do tratamento.

Ainda, existem fobias que dificilmente poderiam ser desensibilizadas na vida real, porém, com a ajuda da tecnologia de realidade virtual, isso se torna possível, como uma viagem no espaço ou um mergulho no mar

Fonte: Folhha Online

Comentários

Mais Notícias

29/04/2013

Teste de Realidade Virtual no HC


Voltar Home